Relações com Investidores

Sustentabilidade

Luis Henrique Guimarães Luis Henrique Guimarães CEO

Sustentabilidade é um conceito muito amplo. Para nós, da Cosan, quando pensamos em sustentabilidade pensamos essencialmente em valores e gestão. Valores são os princípios que sempre nortearam nossas ações. Gestão é a garantia de que agimos e colocamos nossa capacidade de execução a serviço dos nossos valores, equilibrando risco e retorno, investimentos e disciplina de capital, agilidade e consistência, eficiência e segurança, presente e futuro.

No presente temos grandes desafios e com muita disciplina e consistência, agora é hora de olhar para o futuro e para as oportunidades que, via de regra, se apresentam em momentos de crise. Crises provocam ou aceleram grandes mudanças. O que vimos até aqui nos leva a crer que serão mudanças positivas, que nos fazem ter ainda mais clareza do papel do nosso portfólio para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Nossas empresas são protagonistas em seus segmentos de atuação e, portanto, nas transformações que almejamos para um Brasil com oferta de energia mais limpa e com logística eficiente e confiável. Reforçando nosso comprometimento com esse futuro, tornamos público nossos dez compromissos com o desenvolvimento sustentável, alinhados com a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU). São metas que serão perseguidas por meio de ações concretas e estrutura das em todas as empresas do nosso portfólio até 2030.

10 Compromissos com o desenvolvimento sustentável

Por entender a importância de promover uma comunicação cada vez mais transparente com nossos stakeholders, envidamos esforços para, pela primeira vez, comunicarmos nossos dez compromissos com o desenvolvimento sustentável, correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nossos compromissos estão alinhados com nossos valores, contribuindo sempre para o desenvolvimento de sociedade mais justa, ética e igualitária, e refletidos em nossas metas.

Nosso jeito...

De várias formas, o Nosso Jeito Cosan movimenta o dia a dia de indústrias e pessoas e está refletido no trabalho de quase 40 mil profissionais que sonham e correm atrás para fazer a diferença. |GRI 102-7|

Somos a Cosan, uma holding comprometida com o desenvolvimento do Brasil e que, cada vez mais, investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira.

Atuamos com foco em manter o alinhamento de políticas e difundir as melhores práticas em nossa plataforma de negócios, e nossas empresas – Raízen, Comgás, Moove e Rumo – operam com a autonomia necessária para serem líderes em seus segmentos. |GRI 102-1|

Empreendedorismo, Ética, Empatia e Estímulo são os 4 E’s que nos impulsionam há mais de 80 anos de história, escrita com resultados consistentes e compartilhada com acionistas, clientes e comunidades locais.

Relatório de Sustentabilidade

Reafirmamos os nossos princípios de transparência e prestação de contas ao divulgar, pelo sétimo ano consecutivo, este Relatório de Sustentabilidade a colaboradores, parceiros, clientes, investidores e demais partes interessadas. |GRI 102-40, 102-52|

Esta publicação apresenta o desempenho operacional dos negócios que controlamos e o nosso resultado financeiro consolidado, referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019. |GRI 102-45, 102-50|

O documento também busca evidenciar as contribuições de nossos negócios para o crescimento do Brasil tanto no pilar econômico como nos pilares social e ambiental. Isso porque queremos que as empresas do nosso portfólio protagonizem o desenvolvimento sustentável nos setores em que atuam. Afinal, sempre alocamos capital em linha com nossos princípios de criação de valor sustentável e de longo prazo.

Em conformidade com padrões internacionais de relato, mantemos aderência às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), versão Standards (opção de acordo Essencial). |GRI 102-54|

Clique aqui para assistir ao Webinar sobre ESG da Cosan.

Posicionamento ante a Covid-19

O crescente aumento do contágio e das mortes em função doença respiratória causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) ao redor do mundo levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar pandemia em 11 de março de 2020.

Saúde e Segurança sempre foram valores fundamentais da nossa gestão, o que reafirmamos, neste momento, adotando um completo plano de contingência, visando garantir a preservação da saúde, física e mental, dos colaboradores, bem como a segurança e a continuidade das operações essenciais, mantendo contato próximo com autoridades, fornecedores, clientes e demais stakeholders. Instituímos, desde o início, comitês de crise que vêm se reunindo de forma diligente e organizada para atualização periódica da situação e seus possíveis impactos em cada um de nossos negócios.

Fomos pioneiros no Brasil a comunicar o compromisso de não reduzir o quadro de pessoal neste momento. Também aderimos ao regime de trabalho home office para funcionários das áreas administrativas de todas as empresas do nosso portfólio. Adequamos instalações e processos para garantir a integridade dos profissionais que precisam estar em campo, garantindo a continuidade das nossas operações, consideradas essenciais em sua maioria. Além disso, todos os funcionários que integram os grupos de risco para a COVID-19 foram orientados a adotar medidas específicas de isolamento, cuidados e monitoramento. Cada negócio conduziu planos próprios de ação e de comunicação para a segurança no trabalho, nas unidades e nas ruas.

Para saber mais sobre nossas iniciativas, acesse a versão completa do nosso relatório de sustentabilidade.

Clique aqui para baixar nosso relatório de sustentabilidade de 2019