Governança Corporativa

Governança Corporativa

Desde 2005, estamos listados no segmento do Novo Mercado da B3 e que reflete o nosso compromisso público de seguir com as melhores práticas de governança, além do que já são exigidos pela lei brasileira e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Dessa forma, emitimos somente ações ordinárias e fazemos parte do programa de Ações Depositárias Americanas (American Depositary Shares – ADSs) nível 2 listadas na bolsa de valores de Nova York (New York Stock Exchange – NYSE). Clique aqui para mais informações.

A Cosan é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, os membros do Conselho de Administração são eleitos em Assembleia Geral, com mandato de 2 anos, sendo permitida a reeleição. Já os membros da Diretoria são eleitos pelo Conselho de Administração, também com mandato de 2 anos.

Estrutura de Governança

Novo Mercado

As regras do Novo Mercado exigem, além das obrigações impostas pela legislação brasileira em vigor, o atendimento aos seguintes requisitos, entre outros:

  • Emitir somente ações ordinárias;
  • Não acumulação dos cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor Presidente;
  • Previsão em estatuto social que o Conselho de Administração seja composta por, no mínimo, 2 conselheiros independentes ou 20%, o que for maior;
  • Divulgação dos regimentos de conselho de administração, de seus comitês de assessoramento e do conselho fiscal, e
  • Divulgação no formulário de referência, em forma de tabela, por órgão, o valor da maior, da menor e o valor médio da remuneração anual do Conselho de Administração, da Diretoria Estatutária e do Conselho Fiscal, relativamente ao último exercício social. Veja mais Informações sobre a remuneração no Formulário de Referência.

Evolução da nossa Governança

Fortalecemos nos últimos anos nosso modelo de governança, e o ano de 2022 foi chave para a consolidação e amadurecimento desta estrutura. Para suportar a Administração da Companhia, foi instituído em 2021 o Comitê de Estratégia e Sustentabilidade, órgão presidido por uma conselheira independente, suportado pela Vice-Presidência de Estratégia e pela área de Sustentabilidade na Cosan.

Contamos com uma estrutura sólida de gestão de riscos para identificar eventos que podem impactar negativamente a sustentabilidade dos nossos negócios. Nossa metodologia contempla avaliações de probabilidade de ocorrência e dos impactos financeiros, ambientais, sociais, comerciais, de mercado, legais/regulatórios, de saúde, segurança, imagem e reputação.

Revisitamos o escopo do Comitê de Auditoria, aumentando o foco em Segurança da Informação e Cibernética, com o papel de reportar ao Conselho de Administração a nossa evolução no tema. Ampliamos o Comitê de Pessoas para Comitê de Pessoas e Nomeação, visando a sustentabilidade e diversidade do pipeline de talentos da Companhia, bem como aumentar a independência e a diversidade do nosso Conselho. Constituímos também um Comitê de Compliance, com o objetivo de consolidar as diretrizes do Programa Anticorrupção da Cosan e concentrar todas as denúncias que envolvam questões de ética e infrações ao Código de Conduta.

Sobre segurança da informação e cibernética, é um assunto prioritário na Cosan. Com reports mensais da equipe para o Diretor Presidente (CEO) e Diretor Financeiro (CFO) da Cosan, e apresentações periódicas ao Comitê de Auditoria e Conselho de Administração, esse tema faz parte da agenda regular do Comitê de Auditoria, tendo ocorrido pelo menos 5 reuniões com apresentações, relatórios com indicadores de segurança e andamento de projetos relacionados ao tema. Vide mais informações aqui.

Reforçando nosso posicionamento de adotar as melhores práticas de governança corporativa adicionais às obrigações legais, em 2023 assinamos a carta-compromisso do Movimento Transparência 100%, uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU que busca engajar as empresas no combate à corrupção com vistas a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.  Vide mais informações sobre ESG.

Práticas de Governança Corporativa

Listamos abaixo algumas das práticas de governança corporativa que fazem parte da Cosan:

  • Atual Conselho de Administração composto por: 5 membros não independentes e 4 membros independentes, sendo 2 mulheres;
  • Diretoria composta por 4 membros, sendo 1 mulher;
  • Comitê de Estratégia e Sustentabilidade presidido por uma conselheira independente;
  • Evolução na performance ESG (vide mais informações aqui);
  • Comitê de Auditoria Estatutário, composto 100% por membros independentes, e dentre suas atribuições estão a gestão de riscos e a supervisão e acompanhamento de segurança da informação e cibernética;
  • Políticas corporativas, tais como Política de Clawback; Anticorrupção; Direitos Humanos; Antiassédio e Antidiscriminação; Remuneração; Sustentabilidade; Gestão de Riscos; de Negociação e Divulgação e Sucessão do CEO.

Para mais informações sobre o Conselho de Administração, Diretoria e Comitês da Companhia acesse aqui.

Para informações sobre parecer do auditor externo e remuneração do auditor acesse o formulário 20-F.

Última atualização: 11 abril, 2024