Conselhos, Comitês e Diretoria

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Cosan S.A. estabelece que o Conselho de Administração será composto, no mínimo, sete e, no máximo, vinte membros efetivos. Durante os períodos de ausência ou indisponibilidade temporária de um membro do seu Conselho de Administração, suas funções devem ser exercidas por outro conselheiro a quem tenha outorgado poderes para tanto, ou, não tendo havido tal outorga, pelo conselheiro efetivo indicado pelos demais conselheiros para assumir tais funções. O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável por, entre outras incumbências, estabelecer as diretrizes e políticas gerais de negócios da Companhia. O Conselho de Administração é também responsável pela supervisão da gestão dos diretores e pelo monitoramento da implementação de políticas e diretrizes ocasionalmente estabelecidas pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração também é responsável pela contratação dos auditores independentes. Os membros do Conselho de Administração são eleitos pelos acionistas da Cosan reunidos em assembléia geral ordinária para mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição. Os membros do Conselho de Administração podem ser afastados a qualquer momento, independente de motivo, por seus acionistas reunidos em assembléia geral. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, podem ser eleitos para compor o Conselho de Administração os acionistas residentes no país ou no exterior. Além disso, o Estatuto Social da Cosan não inclui qualquer exigência de cidadania ou residência em relação aos membros do Conselho de Administração. De acordo com um contrato de empréstimo com a IFC, caso o IFC exerça a opção de converter seu empréstimo em ações ordinárias da Cosan, obterá o direito de nomear um observador para o Conselho de Administração da Companhia pelo período em que for acionista. O quadro abaixo lista os atuais membros do Conselho de Administração da Cosan S.A.:

NOME POSIÇÃO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Rubens Ometto Silveira Mello Presidente Conselho 27/04/2017 27/04/2019

Rubens Ometto Silveira Mello é Presidente dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, Cosan S.A, Comgás, Rumo e Raízen, além de acionista controlador das empresas. O empresário possui mais de 30 anos de experiência na gestão de grandes empresas, nas áreas administrativa e financeira.
Antes de ingressar na Cosan, atuou de 1971 a 1973, como Assessor da Diretoria do UNIBANCO - União de Bancos Brasileiros S.A. e entre 1973 e 1980 como Diretor Financeiro da Votorantim. É graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Um dos empresários mais atuantes no setor do agronegócio é um dos fundadores da UNICA – Associação Brasileira da Indústria de Cana, e é desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
Rubens Ometto Silveira Mello foi eleito foi eleito Empreendedor do Ano em 2010 pela revista Dinheiro, Personalidade do Ano em 2013, em Londres, pela Câmara de Comércio Brasil Reino Unido, Homem do Ano em 2014, em Nova York, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e Ferroviário do Ano pela Revista Ferroviária, em 2016.

Marcos Marinho Lutz Vice Presidente do Conselho 27/04/2017 27/04/2019

Marcos Marinho Lutz é diretor-presidente da Cosan Limited desde abril de 2015. O executivo também é Conselheiro da Comgás, da Rumo, da Raízen, da Cosan Limited, Cosan S.A. e da Monsanto Co. Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica, antes de ingressar na Cosan, o Sr. Lutz atuou como Diretor Executivo de Infra-Estrutura e Energia na CSN durante quatro anos, foi membro do conselho de administração da MRS Logística, CFN Railways e Ita Energética. Antes disso, foi diretor de Operações da Ultracargo S.A., a afiliada de logística do Grupo Ultra.

Serge Varsano Membro Independente do Conselho 27/04/2017 27/04/2019
O Sr. Varsano é membro independente do Conselho de Administração da Cosan S.A. Graduado pela Business School of the University of Southern Califórnia, e membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2005. Varsano começou sua carreira como trader no Grupo Sucres et Denrees, um dos lideres mundiais no comercio de açúcar, tornando se, depois, diretor presidente. Em 1988, passou a comandar o Grupo todo.
Burkhard Otto Cordes Membro Efetivo do Conselho 27/04/2017 27/04/2019

Buckhard Otto Cordes é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2005. É graduado em Administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997), e pós-graduado (MBA em finanças) pelo IBMEC, em São Paulo (2001). Atua no mercado financeiro há sete anos e trabalhou no Banco BBM SA, empresa do Grupo Mariani, atuando na área comercial com o foco em middle market e Corporate. Atualmente ocupa o cargo de gerente financeiro. Trabalhou também na área financeira da IBM Brasil.

Marcelo de Souza Scarcela Portela Membro Efetivo do Conselho 27/04/2017 27/04/2019
O Sr. Portela é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2008, da Cosan Limited desde 2007 e é Diretor Executivo Jurídico da Companhia. É graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983), mestre em direito comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1988) com especialização pela McGill University Law School em Montreal, Canadá (1990). Prestava serviços à Companhia nas áreas societária, contenciosa, contratual e consultiva, além de prestar assistência no campo do Direito Comercial e Civil em geral.
Dan Ioschpe Membro Independente do Conselho 27/04/2017 27/04/2019
O Sr. Ioschpe é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Graduação pela ESPM – SP e mestrado em administração de empresas (MBA) pela Amos Tuck School do Dartmouth College (EUA). Ingressou na Iochpe-Maxion em 1986, onde exerceu vários cargos até junho de 1996, quando saiu para assumir a Presidência da AGCO no Brasil. Retornou à Iochpe-Maxion em janeiro de 1998, assumindo no mesmo ano a Presidência, permanecendo até março de 2014, quando assumiu a Presidência do Conselho de Administração.

Comitês Estatutários e Consultivos

A Companhia possui um comitê estatutário de auditoria, que se reporta ao Conselho de Administração, com as atribuições e encargos estabelecidos na regulamentação em vigor e no seu regimento interno. O Comitê é composto por 3 membros, sendo 2 deles independentes, com mandato de 1 ano, renovável, a critério do Conselho de Administração. Abaixo, apresentamos os membros do Comitê de Auditoria:

NOME POSIÇÃO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
João Ricardo Ducatti Membro Efetivo do Conselho Fiscal 22/03/2017 22/03/2018
O Sr. Ducatti é membro do Conselho Fiscal da Companhia desde 2005. Administrador de empresas, foi profissional da Westinghouse do Brasil no período de 1973 a 1982 exercendo as funções de Gerente de Recursos Financeiros e Tesoureiro para América Latina, Diretor Administrativo e Financeiro da Usina Barbacena, localizada na região de Ribeirão Preto, no período de 1982 e 1983; Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Bom Jesus, localizado na região de Piracicaba, no período de 1983 a 1991, grupo com 4 (quatro) unidades produtoras de açúcar e álcool; Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Cosan, localizado na região de Piracicaba, no período de 1991 a 1995, grupo com 7 (sete) unidades de produção de açúcar e álcool; Diretor Superintendente da SUCRESP, entidade de classe representativa de 17 (dezessete) Usinas produtoras de açúcar e álcool, no período de 1995 a 1999 e, no período de 1999 até a presente data desenvolve a prestação de serviços de assessoria econômico-financeira, avaliação patrimonial, administração de estruturações societárias, desenvolvimento de vendas de participações societárias e outras atividades inerentes, através de sua empresa RDR Consultores Associados Ltda.
Mailson Ferreira da Nóbrega Membro Independente 22/03/2017 22/03/2018
O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 após construir uma extensiva carreira no Banco do Brasil e no setor público, nos quais se destacam as seguintes posições: Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil; Coordenador Chefe Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Presidente do Banco Europeu Brasileiro - EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega também é membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Portobello S.A., Rodobens Negócios Imobiliários SA, Tim Participações SA e Veracel Celulose SA.
Felício Mascarenhas de Andrade Membro Independente 22/03/2017 22/03/2018
O Sr. Felício foi indicado como especialista financeiro.

A Companhia também possui 3 comitês não estatutários, tais quais:

  1. Comitê de Divulgação e Negociação, reponsável por assessorar o Diretor de Relações com Investidores quanto à decisão sobre a divulgação de informações ao mercado e na tomada de decisões a ele atribuídas; e responsável por substanciar o deliberado na Política de Negociação de Valores Mobiliários e Política de Divulgação de Informações da Companhia; e
  2. Comitê de Remuneração, responsável por revisar a remuneração e os benefícios concedidos aos diretores da Companhia e outros membros não estatutários da administração.

Diretoria Executiva

A Diretoria é o órgão executivo da Cosan S.A.. Os Diretores são seus representantes legais, responsáveis pela organização interna e operações diárias da Companhia, bem como pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

O Estatuto Social da Cosan exige que a Diretoria seja composta por no mínimo três e no máximo oito diretores, cada um responsável por um setor específico dos negócios. Abaixo, apresentamos os membros da Diretoria Executiva:

NOME POSIÇÃO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Marcos Marinho Lutz Diretor Presidente 12/12/2017 22/03/2019

Marcos Marinho Lutz é diretor-presidente da Cosan Limited desde abril de 2015. O executivo também é Conselheiro da Comgás, da Rumo, da Raízen, da Cosan Limited, Cosan S.A. e da Monsanto Co. Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica, antes de ingressar na Cosan, o Sr. Lutz atuou como Diretor Executivo de Infra-Estrutura e Energia na CSN durante quatro anos, foi membro do conselho de administração da MRS Logística, CFN Railways e Ita Energética. Antes disso, foi diretor de Operações da Ultracargo S.A., a afiliada de logística do Grupo Ultra.

Marcelo Eduardo Martins Diretor Vice Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores 12/12/2017 22/03/2019
Marcelo Martins é membro dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, da Cosan S.A, da Rumo, da Comgás, da Cosan Logística e da Radar. Martins é bacharel em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializado em finanças. Faz parte ainda dos Conselhos da Fundação Bienal, do MASP e do Museu Reina Sofia em Madrid. Ingressou na Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e, entre 2009 e 2015, foi vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Cosan S.A. Antes de ingressar na Cosan, o executivo foi diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos entre 2003 e 2007. Também comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.
Marcelo de Souza Scarcela Portela Diretor Vice Presidente Jurídico 22/03/2017 22/03/2019
O Sr. Portela é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2008, da Cosan Limited desde 2007 e é Diretor Executivo Jurídico da Companhia. É graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983), mestre em direito comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1988) com especialização pela McGill University Law School em Montreal, Canadá (1990). Prestava serviços à Companhia nas áreas societária, contenciosa, contratual e consultiva, além de prestar assistência no campo do Direito Comercial e Civil em geral.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Cosan. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal não pode conter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de empregados de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo da Cosan, tampouco um cônjuge ou parente dos seus administradores. Além disso, a Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do Conselho Fiscal recebam, a título de remuneração, no mínimo, 10% da média da remuneração paga a cada Diretor.

O Conselho Fiscal da Companhia foi instaurado na Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária realizada no dia 31 de julho de 2013,em caráter não permanente e com mandatos até a próxima Assembleia Geral Ordinária.

NOME POSIÇÃO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Vanessa Claro Lopes Membro titular 26/04/2018 AGO 2019

Vanessa Claro Lopes é graduada em análise de sistemas pela FATEC/BS (1995) e ciências contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2013), com especialização em redes de computadores pela Universidade São Judas Tadeu (1998) e gestão empresarial pela FGV (2004). Com 20 anos de experiência profissional, atualmente é Presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo S/A e do Comitê de Auditoria da Tegma S/A. Ocupou o cargo de Diretora da Auditoria Interna Corporativa do Grupo TAM S/A entre os anos de 2010 e 2014. Anteriormente foi responsável pela Diretoria da Auditoria Interna da empresa Globex Utilidades S/A, conhecida por Ponto Frio. Iniciou sua carreira na área de Auditoria de Sistemas em 1995, na empresa PricewaterhouseCoopers, tendo participado da criação no Brasil do Grupo de Consultores para Telecom Network Services. Atuou como responsável pelas equipes de Auditoria das empresas de telefonia móvel do Grupo Telefônica, entre os anos de 2001 e 2004, tendo implementado na época o Mapeamento de Riscos para todas as empresas do grupo no Brasil. Durante 2 anos foi professora titular da cadeira de auditoria de sistemas e segurança da informação na Faculdade Objetivo, entre os anos de 1997 e 1998.

Carla Alessandra Trematore Suplente 26/04/2018 AGO 2019

Carla Alessandra Termatore é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atuou no ramo de auditoria independente na Arthur Andersen, Deloitte e Ernst & Young entre 1996 e 2010 e foi gerente de auditoria interna na Confab, companhia aberta brasileira controlada pelo grupo ítalo-argentino Techint/Tenaris. Foi sócia da Hirashima & Associados, onde liderou serviços de consultoria contábil e financeira em reorganizações societárias e atuou como consultora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) entre 2007 e 2015 e controller em um grupo de empresas de geração e comercialização de energia elétrica (Bolognesi Energia S.A) de 2014 a 2016. Atualmente é gerente administrativa e financeira da CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe S.A., empresa em fase de construção de uma usina de geração de energia elétrica com capacidade instalada de 1,5 GW, e sócia da Laplane Consultoria Econômica. Sua experiência compreende: auditoria das demonstrações financeiras de empresas de diversos segmentos (industriais e de serviços), de acordo com as práticas contábeis brasileiras e internacionais (USGAAP e IFRS); auditoria de controles internos, em consonância com a Sarbanes-Oxley Act; gerenciamento de processos de aquisição, fusão e incorporação de empresas (due diligences) com foco financeiro-contábil; assessoria em processos de reestruturações societárias; assessoria em processos de abertura de capital (IPOs no exterior e no Brasil); gerenciamento e monitoramento de riscos através do planejamento, execução e monitoramento de programas corporativos de auditoria interna com foco em riscos; avaliação e diagnóstico de fraudes corporativas; e controladoria.

Luiz Carlos Naninni Membro titular 26/04/2018 AGO 2019

Luiz Carlos Nannini é graduado em ciências contábeis, com diversos cursos de especialização no Brasil e exterior, incluindo curso de liderança em Harvard. O executivo é co-autor do Manual de Normas Internacionais de Contabilidade, redigido em conjunto com o FIDECAF e supervisionado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, publicado em 2009, com posteriores reedições. Possui mais de 30 anos de sólida experiência na condução de trabalhos de auditoria independente. Trabalhou durante 32 anos para E&Y, empresa de auditoria independente, sendo 19 anos como sócio responsável por trabalhos para grandes grupos empresariais financeiros, industriais, serviços e varejo.

Felipe Bertoncello Carvalhedo Suplente 26/04/2018 AGO 2019
Graduado em Ciências Contábeis no ano de 2002 pela Universidade São Judas Tadeu e MBA em Gestão Econômica e Financeira pela Faculdade Getúlio Vargas. De 2010 a 2016, ocupou o cargo de Gerente Executivo de Controladoria na Cosan, empresa holding atuante nos segmentos de gás e energia que integra o bloco de controle da Companhia. Em 2016, assumiu o cargo de Diretor de Controladoria da Rumo, do segmento de logística e também integrante do grupo econômico da Companhia.
Alberto Asato Membro titular 26/04/2018 AGO 2019
Membro do Conselho Fiscal da Companhia desde 2009 até 2011 e eleito novamente em 2013. Graduou-se em Administração de Empresas nas Faculdades Integradas de Marília em 1978. Exerceu sempre atividades no agronegócio, iniciando a carreira em 1976 na industria de óleos vegetais. Entre 1980 e 2002 atuou como diretor de empresas rurais ligadas ao Grupo NovAmérica, na implantação e desenvolvimento de projetos agropecuários no Brasil, Paraguai e Bolívia. Entre 2001 e 2003 foi membro do Conselho Consultivo da Lagoa da Serra S.A.. A partir de 2002 ocupou a função de diretor superintendente da NovAmérica S.A. Agroenergia e Rezende Barbosa S.A Administração e Participações.
Edison Andrade de Souza Suplente 26/04/2018 AGO 2019
Edison Andrade de Souza é graduado em Ciências Contábeis na Faculdades Integradas de Marília e em Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha, com MBA em Gestão de Negócios pela Fundace USP. Tem ampla experiência em contabilidade, administração financeira, analise de investimentos e viabilidade econômica, gerenciamento de projetos e implantação de sistemas, e vivencia de mais de 30 anos no setor sucroalcoleiro.
José Mauricio D'Isep Costa Membro titular 26/04/2018 AGO 2019
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha – Espírito Santo e MBA em Controladoria pela Fundação Getulio Vargas – FGV RJ/CEAG. Vice-Presidente Financeiro da Vicunha Têxtil S.A. desde janeiro de 2010, membro do Conselho Fisal da Cia Fiação Santo Antonio desde abril de 2011 e membro do Conselho de Administração da Coelho da Fonseca Empreendimentos Imobiliários desde janeiro de 2010.
Francisco Silvério Morales Céspede Suplente 26/04/2018 AGO 2019

O Sr. Francisco Morales é graduado e pós-graduado em Administração de Empresas (FGV), possuindo cursos de especialização no Brasil e nos Estados Unidos (Harvard e Stanford), atuou por mais de 35 anos como diretor de Administração e Finanças e de Relações com Investidores (CFO e DRI) e membro de Conselhos de Administração, Comitês de Auditoria e de Finanças da São Paulo Alpargatas, Santista Têxtil e Monsanto do Brasil, entre outras empresas nacionais e estrangeiras. Durante 15 anos foi vice presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF SP). Atualmente é consultor em Gestão Empresarial, participa de conselhos e comitês de diversas empresas e conduz a Fundação Cespe de Gestão Empresarial.

Marcelo Curti Membro titular 26/04/2018 AGO 2019
Economista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado – São Paulo (FAAP) em 1985, pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) em 1986, é sócio diretor da RIO BRANCO Consultores Associados Ltda e da MAIOL Assessoria em Gestão Empresarial Ltda. Atuou no Grupo Safra de 1981 a 2008, quando exercia o cargo de Diretor Estatutário. Membro do Conselho Fiscal da Duke Energy S.A. e da Hypermarcas S.A.
Henrique Aché Pillar Suplente 26/04/2018 AGO 2019

O Sr. Henrique Aché é engenheiro formada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1976, com mestrado em Transportes também pelo IME em 1983 e especialização concluída pela INSEAD - Instituto Europeu de Administração de Empresas em 2001, atua 35 anos na área de logística: Gerente de Transporte da Mineração Brasileira Reunião S.A. (1986-1996); Diretor de Planejamento e Finanças da MRS Logística S.A. (1997-2010) e Sócios da CWH Consultoria Empresarial (2012-2013). Atualmente é consultor geral nas áreas de logística e infraestrutura desde 2012.

Última atualização em
Voltar